A importância da Mediação de Conflitos

Blog

A importância da Mediação de Conflitos
2021-02-10
Por Webli
Em Mediação de conflito

A mediação de conflitos se baseia na ideia de resolver desavenças pontuais entre empresas e/ou clientes sem necessitar de intervenção judicial, com um resultado rápido e prático. Esse método ganhou notoriedade nos últimos tempos pela sua velocidade de processamento dos casos e por ajudar a desafogar o sistema judiciário, onde alguns processos podem levar anos para serem resolvidos. 

No ano de 2015 foi criada a Lei de Mediação, que autoriza a resolução de problemas e um trato entre as partes envolvidas sem haver vínculo com o poder Judiciário; além disso, a lei ainda diz que o processo deve ocorrer na presença de um mediador, que irá ouvir ambas as partes e manter sua imparcialidade para não favorecer nenhum dos envolvidos.

O principal objetivo da mediação é ajudar a resolver conflitos entre partes com a presença de um terceiro que não tem vínculo com os envolvidos, o mediador, para evitar que a desavença chegue na justiça e demore mais tempo do que deveria para ser resolvida. 
Vale ressaltar que quem chega à conclusão de que o problema está resolvido são os próprios envolvidos, onde o mediador tem o papel de aproximar as partes e favorecer o diálogo entre elas.