Qual a diferença entre mediação, conciliação e arbitragem?

Blog

Qual a diferença entre mediação, conciliação e arbitragem?
2020-12-21
Por Webli
Em Mediação de conflito

São métodos alternativos, eficazes e ágeis para resolver conflitos, que ajudam a desafogar o judiciário.
A busca e interesse por esses métodos tem crescido consideravelmente nos últimos anos, por envolverem um terceiro, o mediador,  conciliador ou árbitro respectivamente, podem parecer iguais, mas existem diferenças consideráveis. 


Mediação: É indicada para os casos que já exista algum vínculo entre as partes. O objetivo da mediação é restabelecer o diálogo para chegar no acordo com a colaboração de um terceiro que é imparcial. 

Conciliação: As partes não tem qualquer relacionamento anterior, o conciliador atua de uma maneira mais ativa, sugerindo caminhos para a solução do problema. 

Os mediadores e conciliadores são imparciais e regidos por  princípios como confidencialidade, informalidade e isonomia. 

Arbitragem: As partes não chegam a um acordo amigável e nomeiam um especialista no assunto, o "árbitro, para solucionar o problema, sem a participação do judiciário. 
Tem algumas vantagem frente ao judiciário, podemos citar a velocidade na resolução que sem dúvida é o  principal atrativo e a impossibilidade de entrar com recurso da decisão.

A Webli é a primeira plataforma de mediação de conflitos especializada em veículos do Brasil. 

Dor de cabeça com o carro que comprou (novo ou usado)? Problema com a seguradora?  Locadora te enviou uma cobrança indevida?